Olá! Promessa é dívida, né? Então, cá estou para cumprir e mostrar para vocês a minha sugestão infantil. Usando o mesmo esquema do modelo adulto, a gente pode fazer peças lindinhas para a criançada. Lembra do Colete Super Fácil? Reveja aqui. É um modelo tamanho adulto, mas que pode ser perfeitamente adaptado para tamanhos menores.
Esse rosinha fofo aí de baixo foi feito com dois tipos diferentes de fios, com cores combinadas. Usei o Flash/Pingouin na parte das costas e o Verona/Pingouin na parte da frente. Gostei muito do efeito da mistura desses dois fios. Olha só como ficou!!!
Vamos à receita?
Material para tamanho 7-8 anos:
1 novelo de 100 gramas da Flash/ Pingouin
1 novelo de 100 gramas da Verona/Pingouin
Agulhas de tricô números 7 e 10
Agulha de crochê número 4,0
Agulha tapestry (para costurar tricô) número 14
Modo de fazer:
Comece pela parte das costas, montando 45 pontos nas agulhas 7 com a lã Flash. Trabalhe em ponto ventania, ou seja, 1 tricô sem fazer, uma laçada, dois pontos juntos em tricô. Repeta essa sequência por toda a carreira, tanto no lado direito como no avesso do trabalho. Tricote até atingir a medida de 36cm. Arremate e reserve. Observação: essa parte tricotada deve ficar com as medidas de 34cm de largura por 36cm de comprimento. Falo isso para o caso de você usar outro tipo de lã, ok?
Agora vamos para a parte da frente: pegue a lã Verona e monte 20 pontos nas agulhas 10. Trabalhe apenas em ponto tricô, direito e avesso, até atingir a medida de 1 metro. Arremate. Medidas em centímetros dessa parte: 18cm de largura por 100cm de comprimento.
Montagem: siga o mesmo esquema do colete adulto. Veja abaixo:
Acabamento: como a lã Flash sobrou, resolvi fazer um biquinho de crochê em toda a volta do trabalho. Esse acabamento é opcional, mas achei que deu todo um charme ao modelito. Fica a dica!
E por falar em dica, vou passar mais algumas informações::
- Sobre outros tamanhos: fazer tricô para criança é uma aventura porque uma criança de 3 anos pode vestir tamanho 4 ou 6, não é mesmo? Então, fique atenta às medidas que passei em centímetros e veja se vai precisar fazer menor ou maior. Daí reveja a quantidade de pontos a ser colocada. Sei que muitas pensam em me perguntar quantos pontos colocar, mas fica difícil de dizer o que vai ser indicado para cada caso. Portanto, use e abuse da fita métrica e faça suas amostras para chegar ao desejado.
- Abuse da criatividade! Isso mesmo, aproveite que fazer peças menores é menos complicado e coloque para testar a mistura de cores, texturas e até de pontos que você já sabe fazer. O mesmo modelo pode ser feito com o mesmo fio e pontos diferentes. Ou até com o bom e velho ponto tricô em todo o trabalho. Tudo vai depender do que você quer ou até do que você tem em casa.
Por hoje é isso!
Beijos e bom final de semana!!!!