Essa receitinha vai especialmente para quem é iniciante no tricô.
Para você que até hoje só se aventurou nos cachecóis e fica na dúvida se dá pra se fazer algo um pouco mais ousado que isso... Pois é, gente! Mesmo sabendo fazer só partes retas dá para encarar a execução desse modelo!!! Vambora tricotar um pra você ou pra sua filhota??!!!
Então, como quero que você se aventure mesmo, não vou passar a receita com o número de pontos. As indicações nas imagens estão em centímetros. Por que? Para que você possa usar a lã que tem aí na sua casa e que ainda não achou o que fazer com ela. Portanto, corra lá nos seus guardados, pegue os lindos novelos e um par de agulhas compatível com a espessura do dito cujo.
Para começar:
1- Vamos fazer a parte das costas da peça. As medidas apresentadas abaixo são para o manequim 40.
Agora vem a pergunta mais recorrente nesse blog: quantos pontos tenho que colocar?????
Bom, para saber isso, primeiro você precisa de uma FITA MÉTRICA. Se ainda não tem a sua, pode correr comprar essa ferramenta que não é só pra costureira não! Com a fita métrica em mãos, tire a medida do busto, ou seja, passe a fita pelas costas, contornando o seu tórax na altura dos seios. Até aqui tudo ok? Marque a medida obtida. Vamos supor que a medida tenha dado 96cm. Pegue esse número e divida por 2 para obter a medida da parte das costas e da parte da frente. Acompanhe comigo: 96cm dividido por 2 é igual a 48cm, ou seja, o seu bolero deverá ter 48cm de costas e 48cm de frente. Veja na imagem abaixo:
Agora para saber quantos pontos colocar, faça uma pequena prova, ou seja, coloque 10 pontos do fio e agulha selecionados e trabalhe umas 15 a 20 carreiras no mesmo ponto que vai ser feito na peça (no nosso caso, o bolerinho vai ser feito apenas em carreiras de tricô). Pegue novamente a sua fita métrica e meça a largura dos 10 pontos trabalhados. Faça uma simples regrinha de 3 (force a cuca e lembre-se das suas aulas de matemática lá do ensino médio, hehehe):
10 pontos = ___________ (marque aqui a medida em centímetros dos 10 pontos tricotados)
"X" = 48 cm
Então:
"X"= 10 vezes 48 dividido por _____ (medida em centímetros dos 10 pontos tricotados)
Faça essa conta. O resultado obtido vai ser o número de pontos que você deve colocar na agulha para fazer a sua parte das costas, ok?
Coloque o número de pontos adequados para o seu trabalho e tricote em carreiras de trico por 36cm de comprimento. Aqui também você pode mudar a receita: se quiser o comprimento do seu bolerinho mais longo é só aumentar e tecer mais carreiras. Tricote então até a medida desejada e arremate. Reserve essa parte.
2- Agora vamos para as partes da frente: como o nosso bolerinho é aberto na parte da frente, vamos tricotar as duas partes em separado. Vou continuar explicando a partir das medidas acima. Cada parte da frente deve ser a metade da parte das costas. Então, se a medida das costas foi de 48cm, cada parte da frente deve medir 24cm, correto? Agora falando em pontos: cada parte da frente deve ter a metade do número de pontos colocado na parte das costas. Veja abaixo:
Você vai ter que fazer dois retângulos com a metade do número de pontos colocados na parte das costas com o mesmo comprimento, ok? Faça dessa forma, arremate e reserve.
3- Agora chegou a hora de fazer o capuz. Ele também é um retângulo que deverá ter as medidas abaixo:
Mesma coisa feita anteriormente: calcule quantos pontos vai ter que colocar para ficar com 26cm de largura. Coloque o número de pontos obtido e trabalhe em carreiras de tricô até atingir a medida de 60 cm de comprimento. Arremate e reserve.
Obs: se quiser fazer como eu, detalhe das pontas com uma lã peludinha, basta começar o retângulo com umas 8 carreiras de fio peludo, daí mudar para a lã lisa e depois terminar o retângulo com mais 8 carreiras de fio peludo.
Bom, se você chegou até aqui (espero que sim!!!) estará com 4 retângulos, sendo: 1 costas, 2 frentes e 1 capuz, certo?
Agora chegou a hora de costurar as partes. Para isso você vai precisar de agulha de mão sem ponta, própria para costurar lã. Coloque sobre a mesa a parte das costas e sobre ela as partes da frente. Costure a lateral direita e esquerda dos retângulos deixando uns 20 cm para passar os braços (cavas). Na parte de cima do retângulo feche 10 cm de cada lado, formando os ombros. Escolha um dos lados maior do retângulo do capuz e o costure na parte do decote. Para terminar, dobre o capuz ao meio e costure para fechar a sua parte superior. Ufa! É isso minha gente.
Agora mais imagens do bolerinho pronto:
Quero saber quem vai se aventurar nessa peça!!!!
Ficarei ansiosamente esperando por notícias de vocês.
Beijokas.