Quantcast
Channel: Tricô&Afins
Viewing all 91 articles
Browse latest View live

Colete com maxi gola

$
0
0
Vamos de mais um colete?
E o melhor, também é bem fácil, sem necessidade de fazer cavas ou decote. As iniciantes podem se aventurar sem medo e as veteranas então, podem fazer de olhos fechados, hehehe. É lindão ou não é??? 





Material:
3 novelos de 100 gramas do fio Mágico/Círculo
1 novelo de 100 gramas do Enigma/Círculo (para a gola e acabamentos)
Agulhas para tricô número 7
Agulha tapestry (sem ponta para arrematar tricô) número 14




Execução:

COSTAS
Com o fio Mágico, monte 46 pontos nas agulhas número 7 e trabalhe em ponto barra 2 meias, dois tricôs. No lado direito do trabalho, comece com dois meias e termine a carreira com dois meias. Lado do avesso, seguir o ponto que estiver na agulha, ou seja, vai ficar o contrário, dois tricôs, dois meias. Tecer dessa forma até atingir a medida de 60cm de comprimento. Arrematar e reservar.

FRENTE
Fazer exatamente a mesma coisa das costas.

GOLA
Com o fio Enigma, colocar 25 pontos nas agulhas número 7 e trabalhar em carreiras de ponto tricô, direito e avesso do trabalho, até atingir a medida de 70cm, ou seja, você vai obter um retângulo. Arrematar.

MONTAGEM
Sobreponha as partes da frente-costas (atenção com lados direito e avesso) e costure as laterais, deixando 20cm de abertura para passar os braços (cavas). Faça isso do lado esquerdo e do lado direito. Na parte superior, costure 9cm de cada lado para formar os ombros. A seguir, pegue a parte da gola e costure uma das laterais do retângulo em volta do espaço deixado para passar o pescoço. Detalhe: não precisa costurar a parte da gola ponta com ponta. Deixe sem costurar essa parte para que caia uma ponta para a frente e outra para trás do colete, ficando uma gola bem despojada.
Se quiser e souber fazer crochê, aproveite as sobras do fio Enigma e faça uma carreira de 2 correntinhas, 1 ponto baixo, por toda a volta das cavas e da barra do colete.









Esse é mais um dos modelos que servem para mostrar a possibilidade de fazer peças sem os temidos arremates para formar cavas e decote. Tem mais um colete lindo AQUI.

Beijos!!!!


Colete sem costura

$
0
0
Tem coisa melhor que tricotar modelos fáceis e deliciosos de usar? Não que iremos sentir o sabor deles, hehehe, mas poder adaptar uma peça ao seu estilo ou ao que está usando num determinado dia, não tem preço, né?
Esse modelo de hoje é tudo isso: tricotado numa única peça, simples de fazer e com diversas formas de usar. Dá pra deixar aberto, dá para transpassar um pouco, dá pra deixar bem abotoadinho. Vai bem com o look despojado ou então com um mais ajeitadinho. Eu amei!








Vambora fazer mais um colete???

Material:
2 novelos do fio Zoo - da Linea Itália
Agulhas número 6,5
1 novelo de algum fio peludinho com cor combinando com o Zoo escolhido
Agulha de crochê para o acabamento

Execução:
O trabalho é feito de uma só vez, sem emendas ou costuras.
Monte 60 pontos e trabalhe em ponto tricô apenas (avesso e direito de todo o trabalho) até atingir a medida de 33 centímetros. Veja como fazer a primeira cava: faça 12 tricôs, arremate 24 tricôs (faça 2 juntos, 2 juntos até eliminar 24 pontos), trabalhe em tricô os 24 restantes. Na carreira seguinte, faça 24 tricôs, reponha 24 pontos (de uma só vez) e faça os 12 restantes da carreira em tricô. Pronto, está feita a primeira abertura para um dos braços.
Tricote mais 30 cm. Agora chegou a hora de fazer a segunda cava. Faça da mesma maneira cita acima: 12 tricôs, 24 arremates, 24 tricôs. Carreira seguinte: 24 tricôs, 24 reposições de ponto, 12 tricôs. Agora é só tricotar mais 33 centímetros e arrematar o trabalho. O colete já está pronto.

Oba! Fiz esqueminha para vocês:




Detalhe importante: como repor os pontos de uma só vez?
Vamos ver se consigo explicar: depois de tricotar os 24 pontos que já estão na agulha, vire o trabalho, ou seja, passa a agulha da direita (a que está com os 24 pontos tricotados) para a mão esquerda faça o primeiro ponto em tricô, não tire o que foi feito da agulha e ao mesmo tempo coloque esse ponto novo de volta na agulha da esquerda. De novo, faça um tricô (nesse que foi recolocado na agulha da esquerda), sem tirar o ponto feito da agulha, reponha na agulha da esquerda. Dessa forma, vá contando 1 aumento para cada ponto recolocado. Faça assim, até atingir 24 novos pontos. Ao chegar nesse ponto, passe a agulha que está com esses aumentos para a mão direita e faça os 12 pontos que ficaram paradinhos. Daí é só trabalhar normalmente os 60 pontos.

Acabamento:
O acabamento com o fio peludinho é opcional. É lógico que ele rendeu mais graça ao modelo. Coma agulha de crochê compatível com o fio escolhido, faça uma carreira de 2 correntinhas, 1 ponto baixo por toda a volta do trabalho, incluindo o contorno das cavas.











Para prender a peça das mais variadas formas, use um pequeno broche.

Prontinho! Receita concluída!
A parte mais chata é entender como fazer o espaço para os braços, mas fora isso é mamão com açúcar.
Espero que tenham entendido. Mas, qualquer problema, já sabem: deixem suas dúvidas nos comentários daqui ou então na nossa página Tricô&Afins do Facebook. Nunca foi ? Então vai, aproveita pra curtir o nosso bloguinho e receber de primeira mão as nossas atualizações!

Beijinhos e muito tricô pra todas nós!!!!

Colete de crochê e tricô

$
0
0
O inverno chegou e a vontade de mexer com minhas lanzinhas só aumentou. Junto com isso, o tempo para postar minhas receitas sumiu! Estou super compulsiva envolvida e só penso em tricotar e crochetar. Quando acabo uma peça, logo quero começar outra e forma-se uma "fila" de peças para serem fotografadas e mostradas aqui, hehehe.
Vambora resolver esse atraso?
Para hoje, quero mostrar essa peça que criei e amei! Fui fazendo na maior empolgação e ao ver o resultado final me senti muito satisfeita. 




Tudo começou com a necessidade de usar o fio Topázio de cor vibrante e fazer uma peça confortável... e diferente! Olhava pra essa lã cor de cenoura e, apesar de amar essa cor, achava que uma peça feita toda nesse tom seria algo um tanto quanto não muito usável. Daí, ter a ideia de usá-lo com tons de marrom, bege surgiu rapidinho, afinal sou fã dessa combinação faz tempo.
Dá mais uma olhada no meu modelito:


FRENTE




COSTAS



E aí, gostou?
Quer fazer também?

Aqui estão os fios e as quantidades que eu usei:

1 novelo de 100 gramas de Desejo/Pingouin na cor marrom café
1 novelo de 100 gramas de Bolonha/Linea Itália na cor bege
2 novelos de 100 gramas de Bolonha/Linea Itália na cor marrom
1 novelo de 100 gramas de Topázio/Pinguoin na cor laranja

Agulhas:
Crochê - número 4.0
Tricô - número 8

Dica:
Lógico que você pode usar muitas outras opções de fios e cores. O importante, principalmente para as partes de crochê, é usar fios de espessura semelhante. O legal é misturar cores e texturas. Use fios lisos, com outros mais bouclê.

Como começar?
Comece pela parte das costas, fazendo 4 quadrados de crochê medindo 20x20cm de lado. No meu caso, como você pode ver abaixo, cada quadrado ficou com 6 carreiras. Faça as emendas para ficar como mostro abaixo. Os meus quatro quadrados ficaram, devidamente emendados (para ver as possíveis formas de emendar quadrados de crochê, dá uma olhada aqui), atingiram a medida de 40x40cm. Faça seus quadrados e reserve.




Agora, o passo seguinte é fazer uma tira de tricô, medindo 20cm de largura por 120cm de comprimento. No meu caso, foram 20 pontos tricotados em fio duplo, ou seja, usando o Desejo juntamente com o Bolonha marrom. Então, para explicar melhor, monte 20 pontos nas agulhas número 8 com os dois fios sendo tricotados juntos. Trabalhe apenas em carreiras de tricô até atingir a medida de 1,20m. Arremate.

Costure essa tira de tricô às três laterais dos quadrados de crochê, deixando duas aberturas para as cavas. Veja como fazer isso no esquema abaixo:




Conforme o que eu mostro acima, depois de unir a tira de tricô aos quadrados de crochê, fazer o bico de crochê para formar a barra do colete. Fui alternando as cores (8 mudanças), fazendo sempre duas carreiras de cada uma delas. Exceto na última, que fiz apenas uma carreira do laranja na volta toda.





Depois fazer o bico, levantando pontos para formar frente e gola do colete. Nessa parte foram 6 mudanças de cores. Veja:




Mais fotos para tentar mostrar a parte dos bicos de crochê que deram o toque todo especial ao acabamento.





Algumas explicações sobre as partes de crochê:


Gráfico básico do quadrado de crochê


Bico de crochê:
Faça 2 pontos altos no mesmo lugar, pule um espaço compatível com 2 correntinhas e faça mais 3 pontos altos no mesmo lugar. repetir sempre essa sequência. Estou a procura de um gráfico desses pontos. Assim que encontrar posto aqui.


Espero que tenham gostado e que tenham entendido o que eu fiz.
Deixem suas dúvidas nos comentários ou na nossa página noFacebook.

Beijinhos e inté.

Colete infantil

$
0
0
Fazer tricô para criança é uma delícia! Poucos pontos, pequenas partes e rapidinho a gente apronta peças fofinhas. Além do que minha querida leitora, e por que não dizer também querido leitor, eu faço tricô para os pequenos com fios de gente grande, hehehe. Acho lindo aqueles trabalhos tradicionais, feitos com lãs fininhas em agulhas idem, mas para o meu perfil isso "não rola", entende? Então escolho lãs mais grossas, bem macias e tricoto feliz da vida pra criançada. E é justamente isso que venho compartilhar hoje com você, possibilidades de modelos de adulto, com fios grossos e que viram modelitos infantis.





Lembra do Colete Big da Noemi Fonseca que eu fiz no ano passado? Se não lembra, reveja aqui. Então, fiz o mesmo modelo só que tamanho 6 meses. Usei outra lã, é claro, pois a Big é muito exagerada pra bebezinho dessa idade. Usei um fio de agulha número 8, bem fofinho. Nem vou falar o nome, pois esse fio está fora de circulação. Quero apenas mostrar que existe a possibilidade de reduzir receitas e adaptá-las para os filhotes, sobrinhos e filhos das amigas.





Também sei que para quem não tem muita prática, fica bem complicado saber adaptar o número de pontos e o número de carreiras para se atingir o tamanho desejado, mas posso dizer que é muito legal se aventurar nessas tentativas. Como as peças são bem pequenas, dá pra gente errar, desmanchar e fazer de novo até chegar ao esperado. É lógico que quando se tem tudo mastigado fica mais fácil, mas pra hoje fico devendo a receitinha com detalhes, pois como já disse acima, o fio não é mais comercializado. Então, só vou fazer você ficar com vontade e, quem sabe, resolver se arriscar a fazer o seu na cara e na coragem.





Gostou? Quer fazer o seu mas tá com medo de não dar certo?
Então aguarde que esses dias vem modelito infantil com receita, ok?


Beijinhos!!!!



Colete de tricô infantil - super fácil!

$
0
0
Olá! Promessa é dívida, né? Então, cá estou para cumprir e mostrar para vocês a minha sugestão infantil. Usando o mesmo esquema do modelo adulto, a gente pode fazer peças lindinhas para a criançada. Lembra do Colete Super Fácil? Reveja aqui. É um modelo tamanho adulto, mas que pode ser perfeitamente adaptado para tamanhos menores.
Esse rosinha fofo aí de baixo foi feito com dois tipos diferentes de fios, com cores combinadas. Usei o Flash/Pingouin na parte das costas e o Verona/Pingouin na parte da frente. Gostei muito do efeito da mistura desses dois fios. Olha só como ficou!!!



Vamos à receita?

Material para tamanho 7-8 anos:
1 novelo de 100 gramas da Flash/ Pingouin
1 novelo de 100 gramas da Verona/Pingouin
Agulhas de tricô números 7 e 10
Agulha de crochê número 4,0
Agulha tapestry (para costurar tricô) número 14




Modo de fazer: 

Comece pela parte das costas, montando 45 pontos nas agulhas 7 com a lã Flash. Trabalhe em ponto ventania, ou seja, 1 tricô sem fazer, uma laçada, dois pontos juntos em tricô. Repeta essa sequência por toda a carreira, tanto no lado direito como no avesso do trabalho. Tricote até atingir a medida de 36cm. Arremate e reserve. Observação: essa parte tricotada deve ficar com as medidas de 34cm de largura por 36cm de comprimento. Falo isso para o caso de você usar outro tipo de lã, ok?
Agora vamos para a parte da frente: pegue a lã Verona e monte 20 pontos nas agulhas 10. Trabalhe apenas em ponto tricô, direito e avesso, até atingir a medida de 1 metro. Arremate. Medidas em centímetros dessa parte: 18cm de largura por 100cm de comprimento.





Montagem: siga o mesmo esquema do colete adulto. Veja abaixo:



Acabamento: como a lã Flash sobrou, resolvi fazer um biquinho de crochê em toda a volta do trabalho. Esse acabamento é opcional, mas achei que deu todo um charme ao modelito. Fica a dica!




E por falar em dica, vou passar mais algumas informações::

  • Sobre outros tamanhos: fazer tricô para criança é uma aventura porque uma criança de 3 anos pode vestir tamanho 4 ou 6, não é mesmo? Então, fique atenta às medidas que passei em centímetros e veja se vai precisar fazer menor ou maior. Daí reveja a quantidade de pontos a ser colocada. Sei que muitas pensam em me perguntar quantos pontos colocar, mas fica difícil de dizer o que vai ser indicado para cada caso. Portanto, use e abuse da fita métrica e faça suas amostras para chegar ao desejado.
  • Abuse da criatividade! Isso mesmo, aproveite que fazer peças menores é menos complicado e coloque para testar a mistura de cores, texturas e até de pontos que você já sabe fazer. O mesmo modelo pode ser feito com o mesmo fio e pontos diferentes. Ou até com o bom e velho ponto tricô em todo o trabalho. Tudo vai depender do que você quer ou até do que você tem em casa.

Por hoje é isso!
Beijos e bom final de semana!!!!






Conversando com meus botões e com vocês

$
0
0



Meu Deus!
Que loucura é essa que já estamos em setembro?
Que coisa mais alucinada é essa vida da gente, que teima em parecer carro sem freio na banguela?
Na rotina louca, nem tive tempo de passar por aqui para mostrar todos os trabalhos legais que fiz. Não tive tempo de mostrar as fotos lindas que tirei na minha viagem de férias. Não tive tempo de conversar sobre meu retorno às atividades físicas com caminhadas pela cidade. As paisagens que vi ficaram para trás, bem guardadas numa pasta do meu computador.
Mas, sempre tem alguém que sente a nossa falta e vem dizer: "por onde você anda?"
E daí, a gente lembra que o tempo passar rápido já virou chavão dos tempos modernos e que depende da gente encontrar tempo para fazer o que se gosta.
Por conta disso tudo, estou aqui novamente!
Triste por ter me ausentado, mas ao mesmo tempo feliz por que tem gente que me cobra, no bom sentido, a dar as caras e fazer valer o cuidado com quem cativei.

Agradeço o carinho, agradeço a atenção e só tenho a dizer: vou cuidar mais das amizades que fiz por aqui, podem ter certeza!

Beijos, beijos!

Quantos pontos colocar???

$
0
0



Gente, essa é a dúvida mais frequente por aqui. É só eu postar alguma receita para começar a receber comentários ou emails do tipo:

"Se eu usar a lã ou linha tal, quantos pontos tenho que colocar?"

"Quantos pontos eu preciso para fazer tamanho maior ou menor???"

"Tenho alguns novelos da lã tal em casa e gostaria de fazer uma xale médio, quantos pontos você acha que devo colocar e quantos carreiras devo fazer???"

E quantos pontos, quantos pontos e... Afe!!!

Tem hora que o povo pensa que eu sou a guru dos pontinhos nas agulhas!!! kkkkkk

Por mais experiência que uma tricoteira tenha, isso não é nada simples de responder. Mesmo eu, quando estou fazendo meus modelos, passo por erros e acertos para chegar ao tamanho desejado. Além do que existe a variação da tensão do ponto de pessoa para pessoa.

Mas o que fazer pra ajudar toda essa galera?

Tem um método bem simples para chegar aos almejados números exatos de pontos para um trabalho. Para isso, a gente precisa de, primeiramente, um pouquinho de PACIÊNCIA para o PLANEJAMENTO do nosso trabalho. Isso mesmo, por que tem gente que pensa que fazer tricô, ou outro trabalho manual, é como mágica com as duas agulhas: basta pegar as ditas cujas para o resultado brotar da cartola, hehehe. Quem já se aventurou um pouco por esse universo, sabe muito bem que planejamento é tudo. Bom, nada de exageros, mas dedicar alguma atenção antes de começar o trabalho é fundamental. Aqui se incluem algumas considerações: ver se o fio empregado é compatível com o resultado esperado, ver se temos a quantidade necessária para a conclusão, ver se temos a agulha indicada, etc. Uma coisa legal de se acrescentar é que se você não tem a lã ou fio indicados na receita, você pode tentar substituir por outro parecido, mas com espessura compatível (entenda: que dê para ser usado com a mesma espessura de agulha, ok?) Dessa forma vai ser mais provável de obter resultado semelhante. Também nesse caso, vai ser bem mais fácil de seguir o que foi proposto, principalmente com relação ao número de pontos.
Mas, vamos supor que você adorou o modelo, mas tem outro fio de espessura diferente na sua casa e quer arriscar a fazê-lo mesmo assim. O que você faz??? O mais fácil, lógico, é enviar a clássica pergunta para a dona da receita: "quantos pontos tem que colocar??"... Não é mesmo? kkkkkk
Pois é, esse é o caminho mais fácil mesmo, mas provavelmente você vai ficar sem resposta, pois a coitada da dona do blog pode nem conhecer o fio que você quer usar, nem saber de bate pronto a quantidade exata necessária para aumentar do tamanho 42 para o 48, né? Nossa, me vi totalmente na posição dessa coitada agora! (Muitos risos, para não chorar, é claro!)

O que fazer então?

Vamos para a segunda coisa: toda tricoteira deve ter sempre à mão a boa e velha amiga FITA MÉTRICA!!!!



Corre lá procurar a sua ou, se não tem ainda, pode comprar uma (é super baratinho e é uma mão na roda!)

Agora vamos ao que interessa: como fazer uma pequena amostra ou esquema.

Com o fio e a agulha a serem usados no seu trabalho, o lance é fazer uma pequena amostra, ou seja, ponha 10 pontos nas agulhas desejadas e trabalhe por algumas carreiras no ponto a ser empregado no seu modelo. Se necessário, adapte o número de pontos para o mais próximo de 10 pontos. Por exemplo, existem receitas que pedem número de ponto múltiplo de 3, então você deve colocar 9 ou 12 pontos, correto?
Faça algumas carreiras, até atingir uns 10 cm de comprimento.

Agora é só você medir a largura desse trabalhinho com a sua fita métrica.
Guarde bem essa medida.

Quer um exemplo?
Você fez uma pequena amostra de 10 pontos e obteve a medida de 8cm de largura.
Então: 10 pontos = 8 cm.
Vamos supor que você quer fazer uma echarpe mais larga, com 50cm de largura. Como usar esses números? Lembra-se da famosa regrinha de três? Vamos lá:



O resultado obtido = 62,5 é o número de pontos que você tem que colocar na agulha para obter um trabalho com 50 cm de largura. Como não é possível colocar meio ponto, podemos colocar 62 ou 63 pontos. Será que deu para entender? Essa é a regra básica para se planejar um trabalho e chegar ao número de pontos desejados.

Para ajudar mais, vamos supor que você quer fazer uma blusa ou bolero ou colete. Nas minhas receitas eu sempre tomo por base a medida do busto, ou seja, a medida obtida quando passamos a fita métrica ao redor do nosso corpo por cima do nosso peito, ok?
No meu caso, o meu busto mede 100cm. Nesse caso, divido essa medida por 2 para chegar às medidas de parte da frente e parte das costas, ou seja, 50 cm de costas e 50 cm de frente. Então, aplicando a medida da amostra acima, para fazer uma parte das costas com 50cm de largura, também terei que colocar 62 ou 63 pontos.
Agora se você é mais magrinha, com busto 94, por exemplo, você vai precisar fazer as suas partes da frente e costas com 47cm. Aplique a regra de 3 para essa medida. Ou seja: x = 10 vezes 47 dividido por 8, resultado 58,75. Então, na medida de 47 cm, serão necessários 58 ou 59 pontos.

Vamos fazer a conta para quem tem 112cm de busto?
Teremos que fazer partes da frente e costas com 56 cm de largura. Então a regrinha ficaria assim: x = 10 vezes 56 dividido por 8, ou seja, x = 70. E chegamos à necessidade de se colocar 70 pontos. Ok?

Bom, espero que tenha ajudado você a encontrar um jeito de saber quantos pontos colocar.

Por hoje é isso.

E vambora tirar as dúvidas nos comentários ou na nossa página no Facebook. Ainda não achou nosso bloguinho por lá?

Clique aqui e curte!!!!

Mais tricô infantil e boas recordações

$
0
0



Tricotar peças infantis sempre me remete a boas lembranças. Conforme vou tecendo os pontos e o fio desliza por meus dedos, meus pensamentos também correm solto. Surgem recordações de um tempo que não volta mais. De um tempo em que eu tinha um pequeno ser em meu colo, e como era bom sentir aquele calorzinho perto do peito. As lembranças vem carregadas de cores, aromas e texturas. Lembro-me de roupinhas prediletas, de cheirinho de bebê e de pele lisinha. Coisa de mãe, será?




Lembro-me de canções de ninar, de desenhos animados e de histórias contadas na hora de dormir. Recordo-me de pequenos passos e tombos que renderam lágrimas sentidas. Ah! E as gargalhadas prolongadas e deliciosas? Essas são inesquecíveis!




Lembro-me dos primeiros dias na escolinha, dos personagens preferidos, da primeira vez no cinema. As conversas empolgantes sobre as coisas simples da vida... Os aconchegantes momentos de dormir segurando aquela mãozinha frágil e que precisava tanto de mim.




Tempo bom, tempo bom... não importa quanto tempo passe, é sempre a mesma sensação. Coisas de coração de mãe, só pode ser! 




E, quase com a mesma rapidez do pensamento, quando me dou conta, tá pronto! Vai lá coletinho, aquecer outro corpinho indefeso, com cheirinho de infância.

Para quem se identificou com a história e gamou no modelinho, esquema de execução AQUI.
Lógico que usei outras cores, outros fios. Mas o que vale é fazer o que tem vontade, brincar com as cores e texturas.
Tente também se aventurar nesse universo do tricô e depois, se quiser, vem me contar no que deu.

Beijos.

Colete de linha

$
0
0




A primavera chegou e a vontade de tricotar não passou...
Ainda bem, né?
Então, o jeito é encontrar fios mais fresquinhos com pontos mais vaporosos para usar sobre regatas ou blusinhas mais leves. E o modelito acima surgiu, atendendo a essas exigências dos tempos mais amenos.




Pontos com laçadas e muitos furinhos. Assim ficou a parte das costas do coletinho. A parte da frente veio com alguma graça, só para sair um pouco da mesmice dos vários coletinhos de inverno que eu fiz. Lembra-se do "Colete Super Fácil"??? Pois é novamente o mesmo esquema que foi empregado no modelito de hoje. Dá uma olhada no look por completo:




Foi muito gostoso de fazer, pois usei agulhas número 8 com fio duplo: Duna/Círculo + Vicenza/Lanafio. Tem coisa melhor que poder fazer as misturas que quiser? Eu amo misturar marcas, cores e texturas!




O diferente ficou por conta do biquinho que se formou na parte da frente. Ele deu um contorno fofo em volta da gola. Tá pensando que ele foi feito à parte, depois de terminar o trabalho??? Errou! Ele é tricotado em um dos lados da parte que vai formar a frente/gola. Super fácil de fazer! 




Vamos à receita?

Material:
2 novelos de linha Duna, da Círculo
3 novelos de linha Vicenza, da Lanafio
agulhas de tricô número 8

Execução: todo o trabalho é feito com os dois fios acima trabalhados juntos. A peça pronta ficou tamanho P/manequim 38-40 (medida de busto 90cm).

COSTAS
Monte 46 pontos e trabalhe da seguinte maneira:
1a., 2a., 3a. e 4a. carreiras em tricô
5a. carreira: 1 tricô, * 2 juntos em meia, 1 laçada* (repetir essa sequência até o final da carreira), terminar com 1 tricô.
6a., 7a. e 8a. carreiras em tricô
9a. carreira igual à 5a.
10a., 11a. e 12a. carreiras em tricô
13a. carreira igual à 5a.
Continuar sempre dessa forma: 3 carreiras de tricô e carreiras de 2 juntos em meia, laçada até atingir a medida de 38cm de comprimento. Arremate e reserve.
A parte das costas ficou com aproximadamente 42cm de largura por 38cm de comprimento.










PARTE DA FRENTE

Monte 26 pontos nas agulhas e trabalhe da seguinte forma:
1a. carreira - 25 pontos tricô, 1 laçada, 1 tricô
2a. carreira - toda em tricô
3a. carreira - 25 tricôs, 1 laçada, 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô
4a. carreira - toda em tricô
5a. carreira - toda em tricô
6a. carreira - arremate 3 pontos (faça 2 juntos em tricô, volte o ponto resultante para a agulha da esquerda - repita isso por mais duas vezes = arrematar 3 pontos). Faça o restante da carreira em tricô.

Volte à primeira carreira e repita a mesma sequência até atingir a medida de 1,20m de comprimento. Arremate.

Medidas em centímetros da parte da frente: 22cm de largura por 120cm de comprimento.

MODO DE MONTAR

Conforme o esquema do Colete Super Fácil - Tricô&Afins, costure as laterais da tira da parte da frente nas partes laterais do lado das costas, deixando aberto o espaço para passar os braços (cavas). Costure o restante na parte superior das costas. 




Agora é só vestir e sair toda bela e formosa por aí com o seu coletinho de primavera-verão. 
Para saber como aumentar tamanho e número de pontos, clique AQUI.
Aproveite para treinar sua criatividade, misturando fios e texturas que lhe agradem.

Beijos a todos(as) leitores(as) do T&A e boa estação das flores para todo mundo!!!




Uma gola, um laço e muita delicadeza

$
0
0



Não precisa ser difícil para ser bonito. O básico, quando bem feito, tem toda a sua graça e encanto. Essa é a "filosofia" desse humilde bloguinho: fazer render o pouco que a gente sabe. Para colocar em prática esse princípio, toda boa ideia é sempre bem vinda e digna de ser compartilhada. E é isso que farei hoje: mostrar um trabalho simples, que fiz a partir de um modelo que vi no Pinterest e que foi amor à primeira vista. Uma pequena tira tricotada em pontinhos bem apertadinhos, sendo arrematada por um singelo lacinho também feito de tricô: fácil, simples e "fofura pura"!




Que fique bem claro desde o início dessa postagem: essa receita não é minha, portanto apenas compartilharei as imagens do que eu fiz me baseando na publicação de Angie, do Little Inspiration.  Lá ela mostra o resultado da sua criatividade e, com o pouco que sabia (aprendeu por vídeos no youtube) conseguiu fazer peças super bonitas para sua filha e no "how to knit a bow scarf" nos ensina como fazer essa golinha mais que fofa.








E ela não se cansa de dizer que tricotar é um calmante natural, além do que também se delicia em ver e fotografar a filhota com suas criações.














E você, o que achou desse modelo e dessa blogueira mais que apaixonada pelo que faz?

Beijos e boa semana!!!!

Blusa de verão

$
0
0


Depois de dias bem frios por aqui, parece que o calor começa a predominar. Tardes ensolaradas com céu bem azul. E para continuar tricotando, a gente pode pegar linhas fresquinhas com cores alegres. Pontinhos furados também ajudam a render e a refrescar. E para quem nunca se aventurou em tricotar blusinhas, essa que mostro hoje é "mamãozinho bem doce". Lembram daquele ponto alongado, muito usado para fazer cachecóis??? Pois é ele mesmo o escolhido da vez para fazer uma bata bem soltinha, ideal para usar sobre regatas de alças fininhas. 





Para quem gosta de entrar no clima com tudo, usar broche de big flor de crochê só colabora!




Vamos à receita???

Olha só:

MATERIAL
2 novelos de fio Duna, da Círculo (atenção: para tamanho P, busto 90-95cm)
1 par de agulhas número 6
Agulha de arrematar para costurar as laterais e ombros

MODO DE FAZER

Coloque 60 pontos nas agulhas e trabalhe da seguinte forma:

1ª, 2ª, 3ª e 4ª carreiras em tricô
5ª carreira: 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô - repetir essa sequência até o final da carreira, concluindo com 1 tricô
6ª carreira: 1 tricô, derruba a laçada, 1 tricô, derruba laçada, 1 tricô - repetir essa sequência até o final da carreira, terminando com 1 tricô
7ª e 8ª carreiras: em tricô
9ª carreira: 1 tricô 2 laçadas, 1 tricô, 2 laçadas... repetir essa sequência até o final da carreira
10ª carreira: faça o ponto tricô, derrube as 2 laçadas, faça o ponto tricô, derrube as duas laçadas - repetir até o final da carreira.
A partir daqui é só repetir a sequência 2 carreiras de tricô, uma de colocar 1 laçada, outra de derrubar uma laçada, 2 carreiras de tricô, uma de colocar duas laçadas, outra de derrubar duas laçadas. Fazer até atingir a medida de 56cm. Arremate e reserve.
Fazer outra parte idêntica a essa.
Costurar as laterais e parte para formar os ombros. Pronto, sua bata de gola canoa está pronta!

Ah! Quer fazer uma flor de crochê também? A minha foi feita com o barbante Barroco, seguindo esse passo a passo AQUI.





Espero que tenha gostado!
Beijos!!!


Golinha mais que fofa

$
0
0



Vejo muita coisa por aí. Dia desses, deparei-me com uma golinha linda e com receita! Daqui. Gostei muito do modelo e fui fazer a minha. Mas não sei o que acontece com essa pessoa que vos escreve, hehehe. Tenho problemas em seguir receitas... É sempre a mesma coisa: acabo mudando e fazendo do meu jeito.




Comecei a fazer conforme o que estava escrito, mas não gostei da parte com o ponto alongado (aquela com a carreira que derruba laçadas). Nada contra a receita do Novelândia, ok? Só que no meu trabalho, achei que ficou meio mole, ou foi porque eu fiz com outro fio. Sei lá! Daí, muda aqui, muda acolá e cheguei a essa golinha que mostro agora. Ficou super parecida com a original, mas...





Não teve jeito, fiz algumas alterações. Olha só: usei lã Moonlight da Cisne e não fiz as carreiras de colocar laçadas e derrubar laçadas. O RESTO FOI IGUAL.

Vamos ao que eu fiz:
1ª carreira: 10 t.,1 laç., 1 t.
2ª carreira: em tricô
3ª carreira: 10 t., laç,1 t.,laç,1 t.
4ª carreira: em t.
5ª carreira: em t
6ª carreira: arremate 3 pontos, tricô até o final

Repeti as carreira 1 a 6 por 10 vezes. Concluí com 3 carreiras de tricô e arrematei. Preguei os botões com linha e agulha de costura da cor do meu fio. Não fiz casas para os botões, pois eles entram entre as tramas do tricô. Consegui fazer a golinha com apenas um novelo da Moonlight (100 gramas). Também usei agulhas número 12. Fácil, simples e muito lindo, né?

Ah! Tentei caprichar na escolha dos botões, afinal eles valorizam muito esse trabalho.




E é isso aí meu povo!
Espero que gostem!!!

Lencinho de tricô

$
0
0



Existem pequenos acessórios que fazem toda a diferença. Um simples look "jeans e camiseta" pode sair do básico e ir para algum algo mais em instantes. E outra coisa boa, pra fazer esse lencinho fofo você não vai gastar muito tempo não!




Olha só que coisa mais simples: um pequeno retângulo tricotado com agulhas grossas.




O pulinho do gato fica por conta das duas pontinhas de fio que tem que ficar em lados opostos para amarrar. E só! Belezinha!!!






Usei novamente o fio Losango, da Lanafio. Apenas um novelinho de 100 gramas rende duas peças. Demais né? Além do vermelho assanhado, também fiz um beginho para um visual mais comportado. Você gostou mais de qual deles?




Eu gostei dos 2!





Não fica tristinha não! Faça um pra chamar de seu!!! 

Assim:

Coloque 30 pontos nas agulhas número 12 e trabalhe em carreiras de tricô por 35cm. Arremate. Lembre-se de terminar a carreira de modo a ficar com o fio final do lado oposto ao do início. Pode deixar um fio longo. Faça correntinhas de crochê nessas duas pontas. Daí é só colocar no pescoço amarrar e dar um lacinho. Só isso!!!

Vai lá fazer vários... pra você, pras amigas, pra vender... Uia!


Beijoooooss!

Porque novembro chegou: enfeites de natal em crochê!

$
0
0

Lá venho eu novamente falando do tempo que passa muito rápido... dá para acreditar que novembro chegou??!! Afe!!! Vambora se preparar para os festejos natalinos!!! Hora de deixar meus tricôs/crochês começados no modo stand by e começar a preparar meus enfeites. Mas, e se der pra fazer enfeites crochetando? Coisa boa, ein? Olha só o que tá rolando por aqui:




Pequenos círculos crochetados em apenas três carrerinhas com as cores clássicas do Natal.




Aproveitei para usar algumas sobras... linha Duna vermelha que sobrou da Blusa de Verão, linha Duna bege que sobrou do Colete de Linha. Na terceira carreira feita com a linha verde, utilizei fio duplo da Torçal Círculo.




Para compor e dar mais um detalhe, botões de lacinho na cor ouro velho.




Depois que montar a árvore, volto para mostrar o conjunto.





E para compor uma decoração bem linda, também tem costurinhas com um papei noel magricela... Meu primeiro quilt livre... Opa! Mas esssa já é outra história, hehehe.





Até a próxima!
Beijoooo.


Muitas bolas de Natal!!!

$
0
0



Ah! Deixei-me contagiar pelas cores e formas natalinas. O crochezinho, que mostrei aqui,  deu a partida e depois dele várias outras coisas foram surgindo.



Lacinhos de fitas douradas, delicados retrozes encapados com tecido estampado vermelho, rolinhos de lã com mini agulhas de tricô... mas tava faltando alguma coisa...




O que será?




 Pensei em usar tecidos novamente, talvez bolas encapadas... e pesquisa vai, pesquisa vem, achei o vídeo da Vera Patchwork - Bolas de Natal e me inspirei mais ainda! Essa técnica, de encapar bolas de isopor com tecido não é nova (vídeo de 2007), mas achei que dava para inventar uma modinha e deixar tudo com a minha marca.




Usei a técnica do vídeo, sem alterações. Apenas na hora de riscar a bola, fiz desenhos simples, que eu sabia fazer à mão livre: corações, florzinhas...




Mais corações...




Presentinhos...




Reaproveitei estampas de tecidos...




Estrela ou flor de pontas???




Casinha...




E cada bola ficou de um jeito. Foi muito gostoso de fazer, cada uma com sua composição de riscos e cores. Gostei de todas, mas fiquei encantada com a que mostrei lá em cima, a de carinha do Papai Noel. E pensar que tudo começou por conta das rodinhas de crochê...




A minha árvore tá ficando linda!!!!




Informações:

- usei bolas de isopor tamanho 100mm de diâmetro, afinal minha árvore é bem grande (2 metros de altura)
- para árvores menores, use bolas tamanho 75 ou 80 mm





Árvores de Natal... tudo de bom!!!

$
0
0

Ah! Que delícia encher a casa de enfeites mimosos, luzinhas e noéis fofos. Que delícia se contagiar por essa época mágica e deixar a beleza de fora também invadir o coração. Vários objetos simbolizam coisas boas. Dentre eles a árvore natalina tem todo o seu significado especial. Então, de várias formas e materiais ela pode aparecer aqui e acolá. Além da tradicional de pinheirinho natural ou artificial, as mais estilizadas, feitas sobre cones de isopor ficam muito lindas. Olha só as que eu fiz! 




Nessa de Noel, menorzinha, usei a mesma técnica das bolas que eu já mostrei aqui.





Abaixo está a inteira de flores de feltro.





Mais uma de patch embutido. Detalhe para a carinha do Noel, recortada conforme a estampa de um tecido.




Ficou fofa, não?





E essa com passamanaria dourada, bem fofinha.





Decorar tudo com muito amor é muito bom, mas lembre-se: o mais importante é também estar enfeitado por dentro com muitos sentimentos bons!

Beijos pra todo mundo!!!


Feliz Natal pra você!

$
0
0



Minha mensagem de Natal vem em forma de letra de canção que em algumas dúzias de palavras consegue trazer tudo o que importa nessa vida:



Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo

E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante

Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero

Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar

Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Pra você não deixar
De duvidar

Eu desejo
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem

Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar



Feliz Natal pra você que acessa esse humilde bloguinho e que, mesmo sem me conhecer pessoalmente, consegue me estimular a aperfeiçoar minhas manualidades. Que esse momento de reviver o nascimento de Jesus possa ter o poder de fazer brotar muitos sentimentos bons dentro de cada um.

Fiquem com Deus!

Para começar

$
0
0

O ano já está rolando e é preciso retomar as atividades por aqui. Impossível não comentar sobre o calor desse verão, que está fora de série. Nossa região sudeste do Brasil parece que mudou de lugar no mapa... sinto-me no agreste nordestino de tão quente e seco. Reservatórios de água em níveis mínimos e temperaturas altíssimas. Coisa de "loco"! Mas vamos levando mesmo debaixo desse sol de rachar mamona, literalmente!
Bom, fazer tricô ficou em segundo plano. Porém, tem mais coisinhas que a gente gosta de fazer, não é mesmo? Depois de tomar limonada gelada, verdadeira campeã no ranking de delícias para dias quentes, hehehe, também tem costurinhas com tecidos de cores claras e luminosas.




Feitos os devidos composês, costurei pedacinhos irregulares na técnica chamada "crazy". Amei o resultado e vim compartilhar com vocês.




Fiz de presente para uma amiga querida que me ajudou muito no ano passado. Parece que ela gostou muito!




Para compor meu presente, complementei com sacolinha de algodão ecológico. Algumas florzinhas de crochê apareceram para integrar o conjunto.




Agora tem uma coisa que eu quero saber, você gosta de costurar ou tem interesse em postagens sobre esse tema? Sei que meus/minhas leitoras acabam chegando aqui principalmente pelas receitas de tricô, mas também gosto muito de costurar e queria saber se é legal ter postagens desse tipo aqui no T&A.
Aguardo seus comentários.

Grande abraço a todos e um ano repleto de cores, sabores, criatividade e felicidade!!!


Por onde andei, ou melhor, pedalei nos últimos tempos

$
0
0
Meus leitores queridos, que ainda passam por aqui para saber o que estou fazendo e... nada! Nada de posts atualizados, nada de modelitos, nada de trabalhos. O que acontece com a pessoa aqui é que muita coisa mudou. Não deixei de amar minhas agulhas, linhas, botões e lãnzinhas. O que aconteceu é que uma nova paixão tomou conta do meu coração.
As tardes livres de domingo e as noites longas do outono-inverno deixaram de ser passadas no sofá da minha salinha. Uma magrela louca apareceu na minha vida e tem me levado por caminhos nunca trilhados. Pois é, comecei a pedalar e estou num vício total pelos momentos em que fico sentadinha num pequeno selim a admirar paisagens, amanheceres, poentes e tudo o mais que encontro pelo meu caminho. Descobri que existem vários malucos com a mesma "doença" que a minha, então, para piorar, encontrei companhia. Situações de conversa fiada, risadas bobas e intenso companheirismo vieram de brinde.
Fiquem tranquilos que não abandonei minhas manualidades, não! Elas continuam a me fazer feliz também! Apenas aguentem firme e continuem a dar uma passadinha por aqui de vez em quando. Meus trabalhinhos continuarão a pipocar uma hora ou outra.



Os cestinhos acima foram feitos em crochê (ponto baixo) com fio de malha e agulha bem grossa (10mm). Fica aqui a sugestão de fazê-los em diferentes tamanhos para usar como a criatividade mandar: cachepôs, porta trecos ou cestos para guardar as mais diversas miudezas.

Delícia de quadradinhos

$
0
0


Sabe aquelas sobrinhas de fios que a gente acha que não vai dar pra nada?
Epa! Peraí!!!
Dá para fazer coisas muito fofas e não perder nadinha!!!




Dessa vez, deu para fazer uma almofada fofa com as cores do outono. Tons terrosos foram se juntando e com nove quadradinhos formei um dos lados da almofada. O outro lado (que esqueci de fotografar! sniff!), fiz um quadrado só, grande, com carreiras alternadas dos mesmos tons. Reciclei minhas sobras e ainda ajudei. Doei essa peça para o bazar da minha paróquia.




Pequenos detalhes fazem a diferença... Sempre!!!



Então aproveite a dica e nada de sobras!!!



Viewing all 91 articles
Browse latest View live