Quantcast
Channel: Tricô&Afins
Viewing all 91 articles
Browse latest View live

Gola de tricô forrada com tecido

$
0
0
Imagine a possibilidade de juntar duas fofuras... lã grossa e tecidinho estampado! Super tentação, não é mesmo? Essa foi a minha sensação quando uma amiga me apresentou o trabalho de um ateliê português. Conheça o trabalho aqui.
Fiquei encantada e morrendo de vontade de tentar fazer algo parecido. Ideia mais que supimpa!!!




Fui atrás das minhas agulhas e lãs bem grossas...





Escolhi a lã Topp da Cisne - Coleção 2014 - cor uva - 2 novelos de 100 gramas
Agulhas número 12
Coloquei 24 pontos e trabalhei 70 cm em ponto tricô apenas.




Costurei as duas pontas para formar uma gola circular simples.
Depois disso, foi a hora do paninho: escolhi uma estampa e costurei com pequenos pontinhos à mão pelo lado de dentro da gola.




E essa foi a minha releitura da formosa gola portuguesa. Ficou ampla e muito quente! Ideal para as amigas que moram no sul ou que vão viajar para lugares onde faz muito frio. A combinação tecido de algodão e lã rende muito calor para os pescocinhos. Ah! E o detalhe mais que fofo: a gola pode ser usada dos dois lados, ou seja, você que escolhe se quer o tricô ou tecido encostando na sua pele.


Por hoje é isso!
Grande beijo à amiga Nilce por me apresentar esse trabalho lindo e inspirador!



Frio... com orelhas quentes!

$
0
0
Para celebrar o início do inverno no hemisfério sul, tem receitinha fácil de fazer e gostosa de usar: faixa de cabeça mais larguinha para esquentar as orelhas. O mimo ficou por conta de uma flor de crochê toda linda com miolo de botões variados. 



E a gente fica feliz de sair como que brotou de nossas mãos.




Vambora tricotar??!!

Material:
1 novelo de Francia/Cisne - coleção 2014
Agulhas número 10
Botões variados





Modo de fazer:
Coloque 12 pontos e trabalhe em ponto arroz simples. Não sabe o que é ponto arroz? Lá vai: 1 tricô, 1 meia, 1 tricô, 1 meia... até o final da carreira. Na carreira seguinte: 1 meia, 1 tricô. 1 meia, 1 tricô....
A seguir volte para o que fez na primeira carreira. Simples, né? Tecer até sua faixa atingir a medida de 40 a 45 cm. Antes de arrematar confirme medindo na sua cabeça se está bom. A medida deve ficar bem certinha na volta da cabaça, para não ficar caindo. Costurar ponta com ponta.
Para dar o charme extra, faça uma flor de crochê grande e costure os botões variados no miolo. Costure a flor na lateral da faixa.
Não tenho o gráfico dessa que eu fiz. Faça um modelo que você preferir!




Eu fiquei feliz com o resultado...
E você?







Gola Sedificada

$
0
0
O frio chega e vai embora, volta e some novamente. E assim é o inverno no sudeste desse país chamado Brasil. As apaixonadas por duas agulhas ficam num dilema terrível: tricotar o que para usar nesses dias de temperatura variável? Minha sugestão é ir de gola.




Gola solta, gola torcida, gola volumosa e vistosa pra todos os dias. Usar sem medo sobre camisetas ou camisetes. E se o frio vier mesmo, usar com casaquetos ou casacões. O importante é ter o que tricotar e usar, é claro!!!

Minha gola torcida dessa vez, foi feita com o fio Sedificada-Pingouin, num tom de azul petróleo. Mas pode se aventurar que a cartela de cores dessa lã é muito linda. Muito fácil de fazer!!!

Receita:

2 novelos de 100 gramas de Sedificada/Pingouin
Agulhas número10

O trabalho é fio com dois fios. Coloque 30 pontos nas agulhas e trabalhe da seguinte maneira: 1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô. Siga sempre essa sequência, sem errar. Faça a mesma coisa tanto nas carreiras do direito como do avesso.
Trabalhe até atingir a medida de 70 cm. Arremate. Costure torcido e está pronta a sua gola. Para entender melhor como costurar, veja aqui como eu faço.

E vamos sempre adiante, tricotando pontinho por pontinho e sendo feliz!

Beijo e inté mais ver!!!

Golinha de babados

$
0
0
Eu gosto de passar adiante o que eu faço e gosto mais ainda de aprender com as amigas que partilham o gosto pelos fios e agulhas. Essas peças que mostro hoje, foram feitas a partir de um modelo que uma colega criou, a Josimar, do blog Artes da Josimar.










Feitas com os fios de babado, essas golinhas ficam um charme e podem ser usadas mesmo que não esteja muito frio. O modo de fazer também é bem simplificado e para melhorar mais ainda tem até um vídeo ultra explicativo. Dá uma olhada nisso:





Eu já fiz várias, com fios de babado diferentes. Todas ficaram ótimas! Espero que vocês também gostem!


Tô viva e fazendo crochê!

$
0
0

Quando faço coisas que eu gosto, encontro forte motivo para vir aqui e compartilhar com vocês. Sou sincera em dizer que o verão me afasta um pouco das minhas manualidades. Faço uma coisica ali outra acolá mas nada assim tão interessante. Muitas vezes nem fotografo e daí não tem como mostrar mesmo. Mas como os ares de outono começam a soprar, as agulhas voltam a me chamar... e começamos a conversar novamente.
Cores escolhidas e mãos à obra. Carreiras e mais carreiras vão dando forma ao que está só em pensamento. E para sair da mesmice, as voltinhas foram repaginadas e não viraram tapetinho. Foram parar na mesa, como descanso de panela ou simplesmente para fazer uma graça e encher de mimos uma mesa de chá ou café da tarde.


 Crochetei com o fio Barroco Círculo e agulha número 4,0. Usei três cores diferentes, com um contraste legal. Duas mescladas, amarela e laranja, e uma cor lisa, o verde abacate.


Fiz círculos de aproximadamente 25cm de diâmetro, em carreiras de pontos altos e pontos baixos. Finalizei com uma carreira de biquinho bem simples.


Para dar mais forma e estrutura aos meus descansos de panela, forrei os círculos de crochê com feltro.









Dessa forma, rodando as voltas que a vida dá, vira e mexe, inventando e repaginando a gente retoma o que gosta de fazer. Fica feliz com o resultado e segue adiante. Sempre!!!

Feliz por voltar a falar com vocês por aqui.
Inté!

Para celebrar a chegada do Outono

$
0
0



Que venha a estação mais gostosa do ano para tricotar e crochetar. Seja bem vindo Outono!!!!
Venha com suas cores, com seus ares mais frescos, com seu pedido de mais aconchego e proximidade. Venha nos brindar com as noites que chegam mais cedo, com seus desejos de mais calor no corpo e na alma. É a minha estação preferida, que sempre me brinda com mais criatividade e vontade de mexer com meus fios e minhas agulhas.




Dessa vez, consegui tirar da famosa "caixa de ideias" um projeto que há tempos estava engavetado: fazer uma guirlanda com os restinhos de fios que eram da minha amada avó materna. Sobras de delicados fios que passaram por suas ágeis mãozinhas. Matutei muito para arrumar um nobre final para eles. Queria tentar eternizá-los em algo que fosse delicado e singelo, assim como as doces recordações que tenho da Vó Dita. 
Enrolei as sobras dos fios sobre bolinhas de isopor de dois tamanhos diferentes que depois foram presas ao redor de um bastidor redondo encapado com tecido de algodão. A seguir vieram as delicadas pérolas, as agulhas de bambu, os fuxiquinhos de crochê e de renda guipir. Tudo meigo e carregado de saudade...
Fiquei satisfeita demais com o resultado. Meu coração se alegrou ao mexer com todo esse material carregado de saudade.



E assim, começa o meu outono deste ano.
Espero que você também possa tocar aquele projeto estacionado e que consiga chegar a um final feliz para ele... e para você também!

Bom Outono!


Coelho de tricô... Own!

$
0
0


A Páscoa vem chegando e não tem como não se apaixonar por bichinhos fofos, ovinhos e decorações mimosas. Para nós que amamos as duas agulhas, encontrar um lindo coelhinho de tricô por aí é mais apaixonante ainda. E se ele for bem fácil de fazer então? Aí a gente morre de amores mesmo. Foi o que aconteceu com esse carudinho aqui. Desde a primeira vez que vi o trabalho, me encantei. Primeiro por sua simplicidade, depois pelo resultado. Adoro essas ideias que o povo tem que parece difícil mas não é. E nessa hora, a gente tem que compartilhar. Afinal, todo mundo pode se aventurar, por a mão na massa e conseguir fazer. Antes de contar onde eu aprendi, vou exibir mais um pouco o meu mais novo mascotinho.








Será que vocês gostaram dele???








Para quem se derreteu de amores como eu, vai lá no Jo So & Sewpara aprender. Clique aqui e veja como é fácil! Dá para fazer de várias cores e com vários adereços. Dá para decorar a casa ou dar de presente. Dá para complementar cestas e valorizar o seu trabalho. Usei lã Mollet no meu, mas pode se aventurar em aproveitar sobras. Enfim, aproveite para curtir e fazer a coelhada se multiplicar!

Beijo a todos que passam por aqui.
Tenham uma Páscoa abençoada!!!




Pelerine Lolita

$
0
0
Dias com temperaturas mais amenas e fios novos chegando... combinação perfeita. Foi fácil escolher uma cor bem linda, pegar as agulhas e começar a fazer esse modelo que me encantou. Vi a foto em um site estrangeiro de venda de peças prontas e arrisquei a fazer um para mim.



Fiz uma parte em ponto barra 3t/3m e depois várias carreiras em correntinhas de crochê.




E para dar o "tchan!" final, franjas!!!







Vamos à receita do que eu fiz? Olha só!

Material:
3 novelos de 100 gramas de Lolita/Cisne Coleção 2015
agulhas de tricô número 6,5
agulha de crochê número 4,0

Execução:
O trabalho começa pela parte de tricô. Monte 116 pontos e trabalhe da seguinte forma: 4t * 3m, 3t, 3m, 3t*  4m. Importante: fiz quatro pontos no início e no final para ficar com uma costura legal no arremate da peça. Trabalhar dessa forma por 30cm. Arrematar. Outra dica: coloque os pontos e arremate de forma a deixar o seu tricô com elasticidade, pois a peça vai ter que entrar no seu corpo. Após arrematar, costure lateral com lateral. 




A seguir, pegue a agulha de crochê e faça o bico de correntinhas assim:
5 correntinhas, 1 ponto baixo, 5 correntinhas, 1 ponto baixo por duas carreiras
6 correntinhas, 1 ponto baixo, 6 correntinhas, 1 ponto baixo por duas carreiras
7 correntinhas, 1 ponto baixo, 7 correntinhas, 1 ponto baixo por duas carreiras
8 correntinhas, 1 ponto baixo, 8 correntinhas, 1 ponto baixo por quatro carreiras

Corte franjas de 30cm e amarre de quatro em quatro fios em cada arco de correntinhas da extremidade.




 Espero que gostem e se aventurem a fazer também.

Beijos e inté!


Colete Sierra

$
0
0
Os coletes são peças bem legais de serem usadas no outono. Esquentam na medida do necessário. Se esfriar mais é só colocar uma jaqueta ou casaco por cima. O modelo de hoje tem uma gola rolê mais volumosa, que para ser feita é simples de tudo. Olhem só!




Tricotei com um fio da Cisne/Coleção 2015 chamado Sierra. Ele é bem espesso e muito gostoso de trabalhar. Utilizei 4 novelos de 100 gramas para fazer essa peça tamanho 40-42. 





Usei agulhas número 9.





Modo de fazer:
Coloque 42 pontos nas agulhas e trabalhe por 55cm no ponto 1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô. Ao atingir essa medida, arremate 6 pontos de cada lado de uma só vez para formar os ombros. Trabalhe os 30 pontos que sobram por mais 24cm da mesma forma (1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô). Arremate.
Faça outra parte idêntica a essa.




Agora é só costurar uma parte na outra para ter o seu colete com gola rolê.




Modo de costurar: coloque uma parte sobre a outra e costure lado com lado, deixando o espaço para a cava (espaço para entrar os braços). Depois costure os ombros e as laterais da gola.




Detalhe do ponto e do brochinho que fiz para enfeitar a gola.








Espero que gostem!
Inté!



Colete Magie

$
0
0
Junho é mês de festa por aqui. São sete anos do Tricô&Afins e muitos motivos para comemorar. O principal deles é a alegria em compartilhar meus tricozitos com todos vocês. E a partir disso, conhecer pessoas, fazer amizades e aprender. Isso mesmo! Eu passo adiante o que faço e também aprendo muito. Quer coisa melhor??!!

Para abrir os trabalhos desse mês especial, trago meu último colete. Saiu das agulhas agorinha e ainda estou encantada com o resultado. Na simplicidade de sempre a gente pode fazer peças que não parecem tão simples assim, não é mesmo?
Olhem só!




O detalhe dessa vez veio na abertura frontal e nos botões.




Eu gostei muuuuuito!




A peça toda ficou bem "chiquetosa", né? 




Usei o fio Magie, da coleção 2015 da Cisne. Então, se quiserem fazer igual, podem correr para comprar seus novelinhos.




Alguém aí vai querer a receita??? Tá aqui:



 



Fiz a peça de uma vez só, para ficar sem costura nos ombros. Pode ser que isso complique um pouco a compreensão dos menos experientes. Mas vamos lá minha gente! Quando a gente quer a gente corre atrás!!!




Se não entenderem a parte de arrematar os 12 pontos de uma só vez, depois repor os 6 e trabalhar as partes em separado, sugiro que perguntem para uma amiga um pouco mais experiente ou até corram atrás de um curso na sua cidade. Gente, quanto mais vocês aprenderem de técnicas, mais coisas lindas conseguirão fazer.




Outro detalhe importante: meu trabalho ficou tamanho P. Então atenção ao número de pontos e quantidade de novelos. Qualquer coisa maior que P vai exigir mais lã e mais pontos na agulha, ok? Para aumentar pontos, lembrar-se que o ponto empregado nesse colete dever ser sempre múltiplo de 3.
Algumas sugestões de quantidade de pontos para tamanhos maiores:
TAMANHO M - COLOCAR 36 PONTOS
TAMANHO G - COLOCAR 42 PONTOS

Gente, são sugestões, ok?
Para fazer uma prova de quantos pontos colocar, clique AQUI e veja como eu faço.




Por hoje é isso pessoal!
Espero que o mês de junho seja fantástico para todos!
Beijos e inté mais ver!!!

Luva sem dedos... versão Tricô&Afins

$
0
0




Dia desses deparei-me com alguns modelos lindos de luvinhas sem dedos e me encantei. Ah! Quero uma pra mim! Saí a procura de alguma receita simples e nada! Tudo muito complicado, usando agulha circular ou então jogo de 5 agulhas. Será que é só dessa forma que dá para fazer??? Não pode ser!!! Preciso encontrar um jeito mais simples!




Escolhi uma lã bem fofinha e linda, a Jackard da Cisne (coleção 2014). E "bora" tricotar! Não sei se você vai achar esse fio aí na sua cidade. Caso não encontre, pode substituir por Sedificada/Pingouin ou outro fio que seja compatível com agulhas 6,5. Também acho que vai ficar um charme se for feita com mais de uma cor para dar o efeito de listas. Bom, use sua imaginação ok?




Lá vai a receita da luvinha a minha maneira...




Material:
1 novelo de Jackard/Cisne (100 gramas)
Agulhas número 6,5
Agulha tapestry para costurar tricô

Modo de fazer:
Coloque 30 pontos e trabalhe da seguinte maneira:
 - Quatro primeiras carreiras em ponto tricô.
 - A seguir faça ponto meia no direito e ponto tricô no avesso por 29 carreiras.
 - Agora, mais quatro carreiras de tricô.
 - Continue com mais 15 carreiras de meia no direito e tricô no avesso.
 - Chegou a hora de fazermos o espaço para o dedo polegar. Assim: faça 12 meias, 6 tricôs, 12 meias. A carreira seguinte (do avesso) é toda em tricô. Próxima: 12 meias, arremate os 6 pontos seguintes e tricote em meia os 12 pontos restantes da carreira. Você ficará com 24 pontos nas agulhas, certo? O restante do trabalho segue com eles. Faça 7 carreiras de meia no direito e tricô no avesso.
 - Para concluir, faça mais quatro carreiras em ponto tricô.
 - Arremate os 24 pontos e costure as laterais do trabalho para formar um tubo. Faça outra parte exatamente da mesma maneira e está pronto o seu par de luvas sem dedos!




Elas ficaram bem quentinhas e muito boas para quem precisa estar com os dedos livres para teclar, crochetar ou fazer outra atividade manual. Eu adorei, e você?


Quero agradecer a minha amiga Renata Alcântara Sabella por ter cedido suas lindas mãozinhas para o nosso ensaio fotográfico rsrsrs. Obrigada querida modelo! Você arrasou!!! 

Colete Super Fácil Bege

$
0
0
Olá! Quem é vivo sempre aparece!!! Ou seria melhor dizer que é só esfriar para os meus tricôs sairem das agulhas??? Acho que as duas coisas, hehehe. O bom é que todo ano tem mês de junho, todo ano tem outono-inverno e todo ano tenho a minha fase de tricotar. Acho que foi até por isso que o blog começou exatamente num mês de junho.

Para matar a saudade de publicar por aqui, venho com modelito que é um sucesso e que é fácil demais de fazer. Quem se lembra doColete de Tricô Super Fácil??? Pois essa é uma variação desse mesmo modelo. Mudei a cor, mudei as lãs utilizadas e modifiquei um pouco o ponto das costas. Olha só!












Material:
3 novelos Sedificada Pingouin
2 novelos Poty Purafibra
Agulhas de tricô número 9 e 10

















MODO DE FAZER
Costas - Tecer com dois fios juntos de Sedificada. Coloque 48 pontos nas agulhas número 9 e trabalhe no ponto *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô*. Repetir sempre essa sequência de pontos em todas as carreiras, tanto no direito como no avesso do trabalho. Tricotar até atingir a medida de 50cm. Arrematar e reservar.
Frente - Usar 1 fio Sedificada junto com 1 fio Poty. Montar 23 pontos nas agulhsa número 10 e tecer em ponto tricô no direito e no avesso. Tecer até atingir a medida de 1,40m. Arrematar.
MONTAGEM
Siga o esquema a seguir para costurar a parte da frente na parte das costas. A minha peça ficou tamanho 40-42 para busto medida 98-100cm.




Algumas sugestões:

- Para quem não se familiariza com esse ponto da parte das costas, faça em outro ponto se preferir. Em ponto barra, dois tricôs/dois meias, por exemplo, também fica muito bom.
- Se você for mais iniciante ainda, pode fazer tudo em ponto tricô mesmo.
- Nessa peça da foto eu não coloquei botões. Apenas prendi com um broche ou alfinete mais bonito. Use botões se for do seu gosto.
- Precisa fazer outro tamanho e não sabe quantos pontos colocar? Clique aqui para saber como modificar a receita.


Espero que tenham gostado.
Bom tricô pra todo mundo!!!!!

Luva Sem Dedos... receitinha vapt-vupt

$
0
0



Para fazer bem rápido! E que delícia de usar! Luvinhas sem dedos são boas para aquecer as mãos enquanto digitamos, crochetamos e até tricotamos! Há! Que delícia! Em poucas carreiras a peça fica pronta com baixo consumo de fio.

Vamos fazer??!!

Para tamanho de mão de adulto, você vai usar em torno de 20 gramas de lã.
Essas da foto foram feitas com fio Flash/Pingouin, mas você também pode usar o Sedificada, o Elegance ou qualquer outro de espessura compatível com agulhas número 6 ou 6,5. Se for usar fio um pouquinho mais fino, como o Família, Nina ou Mollet, vai precisar de agulha mais fina e mais pontos nas agulhas.

Minha receita, para lã Flash com agulhas 6,5

Coloque 28 pontos e trabalhe 8 carreiras em ponto tricô. A seguir faça mais 10 carreiras em meia no direito e tricô no avesso.
19ª e 21ª carreiras: 11 pontos meia, 6 pontos tricô, 11 pontos meia. 20ª e 22ª carreiras: toda em tricô. 23ª carreira: 11 pontos meia, arrematar os 6 tricôs, 11 meias. 24ª carreiras: 22 tricôs (faça os 11+11 direto). 25ª carreira: 22 meias.
26ª em diante: faça essa carreira em tricô e mais 9 carreiras em tricô. Arremate e costure a lateral. Faça outra peça exatamente da mesma maneira para ficar com o seu par de luvinhas. 


Molezinha, né?

Quer mudar um pouquinho? Faça ponto arroz ou ponto barra no lugar dos cordões de tricô. Também dá certo. Ouse nas cores! Lisas, discretas, coloridas ou mescladas. Corre lá fazer a sua que dá tempo de usar mais tarde!




Depois me conta se deu certo!
Bom tricô!!!!


Já fiz outro modelo de luva mais longa. Quer ver? Clique aqui.


Era uma vez... Dois quadrados de crochê que viraram uma blusa

$
0
0
Você faz alguns pontinhos em crochê? Sim..
Você faz aqueles quadradinhos simples? Sim...

Então vamos fazer uma blusa???!!!
Ops... Como assim?




Muito simples pessoal! Um quadrado mais um quadrado são iguais a dois quadrados... perfeito! E esses dois quadrados juntos podem se unir e virar...








UMA BLUSA!!!!



Eu simplesmente adoro isso! Se você acha que não pode fazer render o pouco que sabe está muito enganado. Olhe com calma as imagens acima e comprove...
Frente da blusa = um quadrado.
Costas da blusa = outro quadrado idêntico


Se você unir esse dois quadrados já vai ter um colete de decote canoa. Certo? Se quiser mangas é só crochetá-las a partir da lateral dos quadrados e aí estará a sua linda blusa. Use a criatividade e escolha uma combinação de cores que lhe agrade. Quer usar sobras de lã e fazer bem colorido? Também dá certo! Quer fazer tudo de uma cor só? Também fica lindo! O meu trabalho foi feito com três tons de Sedificada/Pingouin. Usei 6 novelos de 100 gramas no total do trabalho, sendo 4 novelos marrom café, 1 bege médio e 1 bege claro. Crochetei com agulha número 4,5.

Eu me empolguei tanto que nem consegui parar para anotar os pontos e diminuições da manga... Então, me perdoem, mas vai ficar aqui apenas a inspiração para vocês se aventurarem um pouquinho. Uma dica: meça o seu busto e faça cada quadrado com a medida da metade da medida do busto. No meu caso, busto 100cm, então, cada quadrado tem 50cm (no meu trabalho, cada quadrado ficou com 18 carreiras).


Arrisque-se também!!! Crie!!!! 

Beijinhos e até a próxima aventura com fios e agulhas! 

Big Gola Sedificada

$
0
0



O modelo de hoje é perfeito para quem gosta de trabalhar com agulhas bem grossas! O tricô rende e cresce rapidinho. E se for uma gola bem linda? Mais animador, né?




Inventei moda, usando três cores diferentes e botões de madeira.




Veja mais detalhes... O resultado ficou fofo e volumoso.




Se animou e quer fazer também? Veja a receitinha abaixo...




Material:
3 novelos de lã Sedificada/Pingouin, sendo um de cada cor (escolhi marrom café, castor e bege claro). Dica: ouse na combinação de cores, escolhendo tons que lhe agradem.
Agulhas número 14
5 botões grandes

Modo de fazer:
O trabalho todo é feito usando os três fios juntos!!! Monte 30 pontos nas agulhas 14 e faça 8 carreiras em ponto tricô. A seguir faça o ponto ventania, lembra dele? Assim ó: *1 tricô sem fazer, 1 laçada, 2 juntos em tricô*. O tricô sem fazer quer dizer simplesmente passar o ponto da agulha esquerda para a agulha direita, ok? Repita a sequência de pontos todas as carreiras do trabalho (direito e avesso). Trabalhe até atingir a medida de 75cm. Arremate. Nesse momento, você terá uma peça no formato de um retângulo com uma ponta com carreiras de tricô e a outra com ponto ventania, certo? Coloque a ponta com o acabamento em tricô sobre a outra ponta e costure os cinco botões para prender uma parte na outra. Costure os botões unindo as duas partes, ok? Está pronta a sua big gola! 








E aí, o que está esperando para tricotar também?




Big Colete Acalanto

$
0
0
Estou encantada com os trabalhos com fios bem grossos. Como nem sempre encontro as lãs mais espessas, tenho juntado fios para obter o efeito mais volumoso. Na peça que mostro hoje, trabalhei com dois fios juntos da Acalanto/Cisne.




Se você não encontrar essa marca de fio aí na sua cidade, pode substituir por fio duplo de: Mollet/Círculo, Nina ou Família/Pingouin ou (eu disse OU, ok?) Elegance/Cisne. Pode seguir a receita da mesma maneira, com o mesmo número de pontos. Se quiser mudar a espessura, terá que fazer adaptações no número de pontos. 





Esse modelo exige um pouquinho mais de prática para fazer. Não é difícil, mas as mais iniciantes poderão não entender uma parte da receita. Porém, nada que um papo com uma amiga que saiba mais um tiquinho não resolva. Olha como ficou linda a parte das costas...




A peça é tricotada de uma só vez. Veja o detalhe que formou uma bela gola...




A minha peça ficou tamanho médio / manequim 42-44 (com medida de busto 98/100cm).




Veja como eu fiz...

MATERIAL
4 novelos de lã Acalanto/Cisne - coleção 2016 (para tamanho 42-44)
Agulhas de tricô número 10
Agulha de arrematar tricô


EXECUÇÃO

Apesar da peça ser tricotada toda de uma vez, teremos 3 FASES do trabalho.

FASE 1:
Coloque 42 pontos nas agulhas e trabalhe no ponto fantasia que eu chamo de "Turco"assim: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô*. Esse ponto é feito nessa sequência sempre! Sem exceção! Carreiras de direito e avesso sempre iguais. Trabalhe dessa forma até o seu trabalho ficar com a medida de 50 centímetros. 

FASE 2: 
Agora chegou a hora que pode complicar um pouco... no início da carreira você vai ter que colocar mais 32 pontos de uma vez. Veja se consegue entender o que eu fiz assistindo a primeira parte desse vídeo

Importante: ao aumentar os 32 novos pontos na carreira que já tinham os 42, ficaremos com 74 pontos. Com esses 74 pontos, trabalhe em ponto tricô em carreiras de direito e avesso. Essa parte em ponto tricô será a parte das costas. Faça 40 cm assim. Espero que tenha entendido até aqui.

FASE 3:
ATENÇÃO... do mesmo lado em que você aumentou os 32 pontos, agora você terá que arrematá-los também de uma só vez no início da carreira para voltar a ficar com 42 pontos. Arremate da maneira mais simples que souber fazer, assim como você faz para arrematar o final de um cachecol, apenas se lembrando que vai arrematar apenas os 32 pontos iniciais.

Com os 42 pontos trabalhe novamente no mesmo ponto fantasia do início do trabalho: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô* por 50 centímetros. Exatamente como na primeira fase da receita.

Ao atingir os 50 centímetros da terceira fase, pode arrematar todos os pontos que o seu trabalho estará encerrado.

Que beleza! Mas ainda falta costurar...

Vamos lá! 

Veja o esquema abaixo para entender melhor:


Assim como no esquema acima, você vai dar nomes de letras às partes do trabalho. Coloque sua peça sobre uma mesa da mesma maneira que está desenhado no esquema e nomeie A-B, B-A, C-D, D-C. A montagem da peça é feita unindo as partes A com A / B com B e costurando o espaço entre elas. Fazer o mesmo com as pontas C e D, ou seja, unir C com C / D com D e costurar o espaço entre elas. Para facilitar, use quatro alfinetes, um em cada ponto A, B, C e D. Abotoe as letras com o mesmo nome. Feitas as costuras com a agulha de arrematar tricô, o seu coletão estará pronto. Ao vestir a sua peça, deixe as partes da costura nas laterais do corpo. 

Espero que tenham gostado e entendido. Podem deixar suas dúvidas aqui nos comentários ou na nossa página no Facebook. Ainda não curtiu a gente por lá?
Clique aqui e curta!

Quer fazer esse mesmo trabalho com outro tipo de fio, mais fino ou mais grosso do que eu utilizei ou fazer para manequim maior ou menor? Leia esse post para saber quantos pontos colocar.

Quer ver outros trabalhos que eu fiz tricotando com mais fios juntos numa agulha bem grossa?
Clique aqui e aqui.

Bom tricô a todos!!!!

Terapia dos quadrados

$
0
0
Eu amo fazer quadradinhos de crochê. Para mim são um verdadeiro calmante. Quanto mais cores, melhor! Já fiz mantas, cachecóis e até blusa! Clique AQUIpara ver a minha blusa feita com dois quadrados...

Agora, olha que beleza ficou esse trabalho:




Aproveitei para usar muitas sobras de fios em cores bem variadas. Até marcas eu misturei, apenas me preocupando em crochetar com fios de espessura compatível.




Fiz 22 quadrados com 3 carreiras e depois fiz a união deles na quarta carreira com um mesmo tom de azul arrocheado. O trabalho ficou circular. Depois fiz mais algumas carreiras nas duas bordas para arrematar. Ao vestir no  manequim que não tem pescoço, prendi da maneira que aparece na foto, mas também dá para usar como uma gola 8, aquela que a gente coloca no pescoço, gira e volta no pescoço novamente.




Por hoje é isso minha gente! Passadinha só pra deixar uma ideia pra vocês! Façam quadradinhos ou quadradões, mas façam e vejam o quanto é gostoso deixar se envolver na execução desses pontinhos. E de quebra, acabe com o seu baú de sobras de fios.

Beijos!


Retomando...

$
0
0
Olá! Minha estação preferida chegou novamente e junto com ela as minhas agulhas e fios... e o principal, a vontade de tricotar e crochetar!
Dado o START, que venham muitas ideias boas e muitos trabalhos.

Pelerine Suave

$
0
0



Nunca fui fã de cor de rosa, mas esse tom suave me encantou. Delicado, básico e bonito... Esse foi o resultado que consegui com esse modelo. Outra coisa bem importante, é muito fácil de fazer.





Dois botões grandes e bem da cor do fio completaram a peça.





Vamos fazer também??!!

Segue a receita...

MATERIAL

2 novelos de lã URBANO/ Círculo - Coleção 2017
Agulhas de tricô número 10
2 botões grandes
2 quadrados de feltro de 5x5cm
Agulha e linha de costura normal
Agulha de crochê número 6




Olha que fio mais lindo esse Urbano! Se gostou, corre procurar! Ele é da coleção 2017. Se você estiver lendo essa receita em anos posteriores, pode ser que não encontre mais esse fio para comprar. Para seguir a mesma receita que passo abaixo, escolha fios grossos para usar a mesma agulha número 10, ok?




MODO DE FAZER

Coloque 36 pontos nas agulhas e trabalhe todas as carreiras em ponto tricô, direito e avesso. Ao atingir a medida de 1,10m, arremate. Está pronta a sua pelerine! Só isso! Agora vamos aos pequenos detalhes que fizeram toda a diferença.

Use os dois quadradinhos de feltro como base para pregar os botões. Costure os quadrados na peça de tricô nos lugares mostrados no gráfico abaixo. Use linha e agulha de costura normal. Depois pregue cada botão sobre cada quadrado de feltro. Esse detalhe dá mais firmeza para o botão e também acrescenta um charme à peça. 
Com agulha de crochê faça acabamento nas duas pontas do trabalho, dessa forma: 5 correntinhas, 1 ponto baixo, 5 corretinhas, 1 ponto baixo... Repita essa sequência nas duas partes menores do trabalho. Olhe no esquema para entender melhor. Use as argolinhas de crochê que se formaram do acabamento em crochê como casa para os dois botões pregados e prenda à peça ao redor dos seus ombros.





Para você visualizar como ficou o botão pregado sobre o feltro, veja essa foto bem de pertinho:




Espero que tenham gostado!
Bom tricô para todas e todos!!!


Gola de Crochê

$
0
0


Quando eu vi essas cores, me apaixonei... em um mesmo novelo as nuances vão mudando e se transformando. Talvez você não encontre na sua região, mas o modelo é simples e fica bom em outros fios também.




Escolhi o crochê só para variar um pouquinho, fazendo uma tela simples de ponto alto e correntinhas.




Amei o resultado!!!




Utilizei 2 novelos PAGLIACCIO da Lanafio/Coleção 2017. É um fio muito lindo, fabricado na Itália, com um tingimento maravilhoso. Uma cor mais linda que a outra. Em Bragança Paulista, você encontra na Casa Odinete.




Modo de fazer: com a agulha de crochê número 4,5 faça 99 correntinhas. Una a última correntinha à primeira com um ponto baixíssimo para crochetar um trabalho circular. Após unir as duas pontas das correntinhas, fazer ponto rede simples (1 ponto alto, 2 correntinhas) por 20 voltas/carreiras (em medida: 35 centímetros). Após a vigésima carreira faça uma carreira de acabamento/bico lequinho simples (4 pontos altos no mesmo lugar, 1 ponto baixo à frente). Ao completar a volta, arremate e esconda a ponta do fio. Faça o mesmo biquinho do outro lado da gola.




Fácil, rápido e vistoso!

Dicas para vocês:

- outras lãs para seguir essa mesma receita (número de correntinhas e número de agulha): Sedificada/Pinguoin, Flash/Pingouin, Seda/Círculo

- o acabamento das pontas com o biquinho é opcional. Também fica muito lindo não fazer nada e colocar franjas em um dos lados.

- ouse na escolha das cores: mesmo que o fio não seja mesclado, escolha cores alegres e vibrantes para dar um Up no look.

Vamos crochetar?



Viewing all 91 articles
Browse latest View live